2 de abr. de 2013

Lolita e suas subcategorias! (;

Olá, lovelies! *o*
Como estão?

Bem, hoje vou falar das subcategorias da moda Lolita, que eu acho muito interessante. *o*
Então, vamos lá!


Uma Lolita não precisa ser totalmente fiel a uma subcategoria, a não ser que realmente queira e não se interesse por outro, o que acho muito difícil, adoro todos. 

O mais comum são três:
- Sweet Lolita: Sweet, do inglês "doce", é o estilo dito "fofo", que usa cores como tons em rosa, tons pasteis e por vezes marrom ou preto. Sempre com motivos fofos, é o estilo que mais procura a inspiração na infância, com suas estampas de doces e animais.

- Classical Lolita: O estilo clássico, que remete às modas vitoriana e rococó originais. As cores utilizadas são tons envelhecidos. O marrom e rosa-velho são comuns, e os motivos mais populares são as estampas florais.

- Gothic Lolita: A mistura do "gótico" com a moda lolita. As cores utilizadas são escuras e elegantes, onde obviamente o preto predomina. Cores vibrantes podem dar um ar vulgar contrastadas com preto, por isso cores pálidas e sóbrias são recomendadas. Apesar da inspiração da moda Gótica, a maquiagem deve continuar leve e natural, sem excesso de sombra preta e batons muito escuros.

Outros estilos são usados no cotidiano de uma Lolita, apesar de serem menos comuns, são:
- Country Lolita: É um estilo mais "fresco" e modesto, usado geralmente em épocas quentes como o verão, traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou um xadrez delicado.

- Casual Lolita: É uma forma de usar o estilo com as roupas diárias e comuns. Por exemplo: saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados e uma camiseta baby look com estampa fofa. Nunca tênis, sapatos (mas não sapatilhas) - sapatos boneca simples e com saltos baixos caem bem melhor.

- Hime Lolita: Estilo que mais remete à imagem de princesas europeias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.

- Shiro Lolita: Considerada por alguns subdivisão do Sweet Lolita, uma roupa Shiro Lolita é composta apenas de branco, já que shiro, do japonês significa branco.

- Kuro Lolita: Também considerada subdivisão do Sweet Lolita por algumas pessoas, é o oposto de um outfit Shiro Lolita, simplesmente uma lolita vestida somente de preto.

- Punk Lolita: A mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez e listras. Os acessórios mais comuns incluem caveiras e talvez spikes.

Os estilos a seguir são os menos comuns, usados mais para photoshoots ou para eventos ou encontros, mas isso não impede de usá-los no dia a dia: 
- Guro Lolita: As guro lolitas - termo japonês que corresponde à grotesque lolita - é uma lolita que usa bandagens, sangue falso e afins, o que pode dar um ar de boneca quebrada à lolita "comum".

- Ero Lolita: Ero é a abreviação de erótico, um termo muito controverso na moda Lolita. Apesar do nome, um outfit Ero Lolita não é composto de lingerie ou saias curtíssimas, já que as regras Lolita estão acima de qualquer inspiração. Corsets podem ser usados, mas sempre com uma blusa por baixo, e também os decotes são um pouco maiores, ainda assim não chegando na linha do busto. A saia pode ser quatro ou cinco dedos acima do joelho, mas é bom balancear o tanto de pele mostrada para não parecer vulgar.

- Wa Lolita e Qi Lolita: Wa Lolita é baseado na combição entre acessórios japoneses e a roupa tradicional com a moda Lolita, onde as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembram os kimonos e contrastam com a saia volumosa. Já a Qi Lolita tem praticamente o mesmo conceito de Wa Lolita, com a diferença de que os acessórios e vestidos são inspirados na vestimenta tradicional chinesa. Ambos são comumente usados em eventos, não diariamente.

- Deco Lolita: Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pasteis, e cores cítricas, fluorescentes ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas.

Agora que está mais explicado o estilo Lolita, vou ficando por aqui. Depois volto com mais novidades! Espero que tenham gostado. *o*

XOXO da Barbie! ;*


2 comentários:

  1. Ameeeeeeeeeeeeeeeeeei *0*, amo esse estilo, vou passar o seu blog para as minhas amigas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que fofo da sua parte, muito obrigada! Se quiser pedir algo, fique à vontade! Beijos. :)

      Excluir